Escola é parceira da arte

        Trazer a arte para o convívio dos alunos, este é um dos lemas da escola Virginius de Gama e Filho. Desde trabalhos com grafite até música, a escola se preocupa em ampliar os horizontes de seus alunos.

        O compromisso de sempre trazer oficinas e novos conhecimentos para a sala de aula é algo reforçado pelo diretor Francisco Tenório, que aponta o alto número de atividades realizadas em 2007. “Nós tivemos ministradas em 2007 as oficinas de pintura em tecido, informática, teatro, coral e tínhamos oficinas de confecções de bonecas”, explica ele. Sobre novidades nessa área Francisco aponta que estão para surgir “com a chegada do programa da escola integral” um planejamento de revezamento de alunos para novas oficinas: “vamos pegar alunos que estudam à tarde, 50 no total, e colocar eles pela manhã para fazerem oficinas, e 50 alunos da manha para a tarde, teremos oficina de rádio-escola, em direitos humanos, também oficinas de horta e de matemática”

        A professora de artes Olga Maria, uma das personagens escolhidas pelos alunos para ser tema dos documentários a serem produzidos no fim do projeto, explica que trabalha as modalidades artísticas tidas como tradicionais em sala de aula, como o desenho, a pintura, e ate mesmo a gravura e colagem, “agora recentemente agente começou a trabalhar essa questão da arte com a tecnologia, eu percebi que eles se interessam muito quando tem a arte com a tecnologia”, afirma. Pegando o gancho da tecnologia ela fala da importância do projeto Essa é Minha Escola Sim Senhor: “trazer a arte para a escola é fundamental e em especial essas oficinas que estão tendo aqui, vejo que tem muitos alunos interessados. Eles vinheram já de um projeto em que trabalhamos apenas imagens em movimento, mas faltou a edição e faltou também muita informação que eles estão tendo agora, isso para eles é fundamental, porque despertou e aumentou o interesse, logo eles gostam muito de mexer na tecnologia, e isso para eles é fundamental”.

        Para exemplificar esse trabalho de conscientização em relação às atividades artísticas na escola a professora conta um acontecimento ocorrido no ano passado dentro no inicio do ano letivo, quando os próprios alunos pintaram quadros para decorar os corredores da escola: “Todo começo do ano nós professores decorávamos a escola, e o que agente notava é que com um mês a escola estava depredada, o que era feito era arrancado, então eu tive a idéia de, por que não, dar a oportunidade do aluno arrumar o seu espaço, se a escola é dele então ele também tem que dar uma contribuição nesse sentido. Até porque se ele faz o trabalho ele vai ter o respeito, ele vai se reconhecer ali, e foi um negocio que deu certo. A temática desses quadros foi à questão da paz, do preconceito, a não-violência e então agente dividiu em grupos e cada grupo ficou responsável pra pintar a sua idéia, expressar a sua idéia no quadro, e deu certo, até hoje desde o ano passado está ai.”

Patrocínio
_blank
_blank
Realização
_blank
Cobertura
_blank