Cidade de Bananeiras

Cruzeiro de Roma

Matheus Ramalho

                Padre Cícero, em passagem por Bananeiras, durante suas andanças, pediu para que construíssem um local onde os peregrinos, que não tivessem condições de ir ao Juazeiro, na cidade de Bananeiras. E que esse local fosse em um local alto, seguindo os critérios impostos por ele.

         
       O local escolhido, pelo próprio padre, foi um monte no distrito de Roma. Ele enfatizou que a igreja deveria ser virada para Juazeiro, para que servisse de segundo ponto de promessas, daí chamado, Cruzeiro de Roma.

         
        O Cruzeiro de Roma recebeu todos os incrementos necessários para que os peregrinos pudessem cumprir com suas promessas ao Padre Cícero. Ao lado da Igreja existe um local destinado ao pároco e um outro que serve de dormitório, como também de restaurante nos dias de festividades.

         
        Hoje, Bananeiras recebe diversos turistas e peregrinos de toda a região e do Brasil, para visitar o cruzeiro que ficou famoso pelo frio inigualável, pela vista e a igreja construída pelas ordens seguidoras das idéias de Padre Cícero, e pelo fato de o local ser uma espécie de "segundo" Juazeiro. Do alto pode ser visto o projeto de Piscicultura no sítio Lagos de Matias, são visíveis também as cidades de Belém, Guarabira, Passa e Fica, ou seja, uma vista maravilhosa, dando todo um realce à paisagem, como todos os montes e terrenos acidentados, além é claro, de um frio incomparável.

         
        Além de fazer parte da história do município, como um de seus principais pontos turísticos, o Cruzeiro de Roma também serve de dormitório para os peregrinos do chamado "Caminhos do Padre Ibiapina". Um evento ocorre todos os anos, é promovido pela Diocese de Guarabira. Trata-se de percorrer os passos do Padre Ibiapina, vindo de Guarabira até Arara, passando por Bananeiras.

              

 

 



Cobertura
Patrocinio
Realização
Apoio Cultural
 
Desenvolvido por Diego Rodrigues