Cidade de Bananeiras

              Oficina de turismo

                 
                 O potencial turístico da cidade de Bananeiras é muito grande! O Turismo ecológico e religioso já começa a chamar a atenção de turistas de várias partes do mundo. No último final de semana, três turistas holandeses visitaram a Cachoeira do Roncador e se encantaram com o local. Se tornaram também fãs da culinária local. “Adorei cuscus”, diz Cintha Boesman, numa mistura sofrível de inglês com espanhol.

                 Apesar de seu grande potencial turístico, a cidade ainda sofre com a falta de estrutura e, a oficina de Turismo Rural (Ecoturismo), ministrada pelo professor Severino Lucena, foi pensada exatamente para se propor um novo olhar sobre o turismo local. “A oficina tem como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais, preservacionistas e culturais junto à comunidade”, diz o professor.

                 Cerca de 20 alunos participam da oficina e o nível de conhecimento foi bastante diferenciado. Alunos de instituições superiores que cursam Turismo, Biologia e História, se juntaram a estudantes dos ensinos médio e fundamental e fizeram, segundo o professor, o grande diferencial da oficina. “O que, para alguns oficineiros seria uma coisa desagradável, para mim se tornou um diferencial bastante rico”, diz o professor.

                 Um dos acontecimentos mais importantes da oficina foi a trilha que os participantes fizeram até a Cachoeira do Roncador. Ao final do trajeto foram discutidos e anotados uma série de sugestões que serão entregues a Prefeitura. “Esse é o feedback de nossa oficina, resta agora as autoridades locais acatarem ou não nossas sugestões no seu plano de turismo”, explica Severino.

                 O que também chamou a atenção do professor foi a auto-estima dos participantes da oficina nascido na cidade. Segundo ele, os alunos nunca tinham visto uma movimentação tão rica e forte ao ponto de sentirem orgulho de trem nascido em Bananeiras. Outro ponto positivo é a hospitalidade dos habitantes da cidade. “A hospitalidade dos moradores locais também faz a diferença para atrair turistas”, explica.

                 "O potencial turístico de Bananeiras é impar, ele é uma pedra que está sendo polida, polida em nível de venda, mas eu tenho uma preocupação, tanto como professor e estudioso do assunto, como cidadão também, de que se faça um trabalho de conscientização da população para que se preserve toda essa beleza natural aqui existente”, finaliza o professor Severino Lucena.

Cobertura
Patrocinio
Realização
Apoio Cultural
 
Desenvolvido por Diego Rodrigues