Cidade de Bananeiras

               
                Localizada ao Norte do Estado da Paraíba, a 141 km da capital João Pessoa, Bananeiras integra a micro-região do Brejo. Está a 552m acima do nível do mar. Seu clima temperado, com temperaturas que oscilam entre 17 e 31 graus lhe confere um certo clima europeu em determinados horários e épocas do ano. Seu relevo, e a localização privilegiada, também lembram algumas cidades do velho continente.
               A economia do município é firmada na agricultura e na pequena pecuária. No passado foi a maior produtora de café do estado e o segundo do Nordeste. Uma praga acabou com a riqueza do café e com a opulência da aristocracia local. São dessa época os palacetes com ladrilhos importados que ainda existem e formam um dos mais ricos acervos arquitetônicos do estado.
               O campus da Universidade Federal da Paraíba, instalado na cidade, vem desenvolvendo pesquisas com vegetais como a erva-doce e a citronela, utilizados por empresas do Sudeste do país, na fabricação de cosméticos e repelentes contra pragas agrícolas e pernilongos. Merecem destaques também um estudo premiado internacionalmente, sobre o comportamento das abelhas e um método de cultivo de mandalas adequado para a agricultura familiar, que será implantado em assentamentos do município.
               Mas, o que mais vem chamando a atenção ultimamente no município é sua vocação para o turismo. Possuindo um rico acervo arquitetônico e monumentos que chamam a atenção de turistas como a cachoeira do Roncador e o um túnel escavado a mão denominado Túnel da Serra da Viração, a cidade vem se preparando como poucas para um novo e promissor futuro.


 



Cobertura
Patrocinio
Realização
Apoio Cultural
 
Desenvolvido por Diego Rodrigues