Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  UFPB deflagra greve
Bartolomeu Honorato
      
           Os professores da UFPB decidiram em assembléia, no auditório da reitoria, entrar em greve, numa votação de 261 votos a favor, 193 contra e uma abstenção. Os motivos da paralisação são as políticas educacionais do governo Lula, como falta de reajuste e condições para exercício do magistério.

           A presidente da Aduf-PB, professora Aparecida Ramos, disse que são inúmeras as causas que levaram os docentes a decisão. “O governo aprovou um reajuste linear de 1,3% sobre a inflação, mas voltou atrás e vetou, e também afirmou que seriam ampliadas as vagas nas universidades em 40%, mas em entrevista ao Jornal Correio Brasiliense, revelou que essa meta não seria atingida”, argumenta Aparecida.

           O diretor de Universidades Públicas da UNE (União Nacional dos Estudantes) e aluno de direito, Rafael Pires, explica que a suspensão dos trabalhos das universidades do país, representa uma vitória para e educação. “A greve é uma forma de barrar a reforma no ensino superior, pois o governo tem mostrado desrespeito com essas entidades, através do corte de verbas”, explica Rafael.

           Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vinícius Ximenes, o ato ainda está em construção. “A espera de um mês não iria comprometer a conexão com a greve nacional e possibilitaria maior acúmulo de força de mobilização”, defende Vinícius. E completou dizendo que essa ação deveria ter a adesão de outros segmentos, como o estudantil, onde muitos não a apoiam.

           De acordo com a diretoria da Associação dos Docentes da UFPB (Aduf-PB), a assembléia foi uma das maiores da atual administração e contou com mais de 400 participantes. Com a adesão da UFPB, passa para 28 o número de instituições paradas.

Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.