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  PRONERA oferece cursos para assentados do campo
Kátia Figueiredo
       
             O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) é uma política pública de educação do campo, que tem como coordenadora geral à professora Lúcia Guerra, também Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba.

             O PRONERA surgiu da parceria entre a UFPB com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a partir desse programa são oferecidos cursos para os assentados.

             Esses cursos surgiram no ano 2000 com alfabetização de jovens e adultos de assentamento e a parceria foi crescendo. Atualmente há diversas especialidades, tanto na alfabetização como também no surgimento de cursos de nível técnico médio e cursos de graduação.

             Nos níveis técnicos temos Técnico de Enfermagem e Agropecuária, e o nível médio, que é chamado de suplência, é oferecido para assentados que não tem ainda o segundo grau e o magistério.Em graduação dois cursos são dados: o de História no campus I em João Pessoa e o de Agronomia em Bananeiras.

             “Na realidade são oferecidos quatro cursos aqui em João Pessoa e dois em Bananeiras e todos eles são reconhecidos pela universidade”, declara a Pró-Reitora Lúcia Guerra.

             A Universidade reconheceu e regularizou, pelo Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (Consepe), a existência das parcerias não só com o Incra mas também com Movimento dos Sem Terras (MST) e a Comissão Pastoral Terra (CPT) que estão envolvidas com outras organizações governamentais.

             “Os assentados necessitam de ensino formal. Nós já sabemos do conhecimento popular e da sabedoria dessas pessoas no seu cotidiano, mas elas precisam do saber específico que a universidade oferece. Vale ressaltar que esse segmento não pode ser excluído e é muito importante para o seu desenvolvimento na atividade econômica”, ressalta a professora Lúcia.

             Os cursos que a Universidade oferece é diferente e há disciplinas a mais que possuem um projeto político pedagógico próprio para atender as necessidades específicas dos assentados.



           
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