Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Um belo espetáculo da natureza

      
           Um dos mais belos espetáculos da natureza está em cartaz na cidade de João Pessoa desde a semana passada! Aguardado com ansiedade por alguns, o show, além de gratuito, torna mais alegre aqueles que por alguns instantes passam, e param para observar tanta beleza! Estamos falando da floração dos ipês no Parque Solon de Lucena, que a cada ano vem chamando mais a atenção dos habitantes da cidade e turistas que se encontram de passagem pela capital nessa época do ano.

           A grande quantidade de pessoas olhando e tirando fotos chega a impressionar! Uma turma de uma escola particular das imediações estava tendo aula prática no local: “É uma forma de tirar os alunos de dentro da sala de aula para ensinar-lhes na prática como isso acontece”, diz a professora de biologia Vera Lúcia de Almeida. “É tudo muito bonito, aprender biologia num cenário desses é encantador”, completa a aluna Ana Paula Santos Silva.
                                                                                                         

           A floração, que ocorre com todas as espécies de ipês (amarelo, roxo e rosa) está acontecendo por toda cidade, mas é na Lagoa do Parque Solon de Lucena que ela chama mais a atenção, uma vez que a cor amarela contrasta com o verde, que predomina no local. A época em que essa floração deveria acontecer, no mês de setembro, há três anos, vem acontecendo em janeiro, o que, segundo biólogos, não chega a assustar, já que em áreas urbanas, sujeitas a poluição, esse fenômeno tende a acontecer. “Junte a isso as variações climáticas e o efeito estufa que estão adiantando o ciclo da natureza”, explica a bióloga Thalma Grisi.

           Apesar dos problemas ambientais provocados pelo homem a satisfação das pessoas é algo contagiante: “Nenhum decorador faz uma decoração tão bonita como essa, Deus é fantástico”, se admira a funcionária pública Esther de Figueiredo Ferraz. Opinião semelhante tem a aposentada Miriam Márcia Gomes, que inclusive pediu para a equipe de reportagem tirar uma foto dela, por entre as pétalas caídas ao chão, para mandar para sua sobrinha que reside em São Paulo. “Já tinha falado desse espetáculo para ela e ela me fez prometer que nesse ano mandaria uma foto para ela, estou cumprindo a minha promessa”, diz sorrindo.

           Esse espetáculo pode ser visto ainda por cerca de mais 20 ou 30 dias, mas a cada dia a intensidade vai ficando menor. Outras áreas, que também ficam muito bonitas com a floração dos ipês, são o Parque Arruda Câmara (Bica) e o Jardim Botânico Benjamin Maranhão (Mata do Buraquinho). Não custa também dizer que no ano passado a floração foi mais intensa, o que visivelmente não está acontecendo nesse ano!



           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.