Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Cai público de cinema no Brasil
Orlando Junior

Segundo dados divulgados pela agência de estatísticas cinematográficas Filme B, o número de espectadores das salas de exibição no país caiu algo em torno de 43% com relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda já tinha sido prevista por Valmir Fernandes, presidente do grupo Cinemark, a maior rede de salas do país.

            A queda, uma tendência mundial, é explicada pela safra de filmes ruins e pelo crescimento do DVD. “Esse ano não tivemos as grifes de O Senhor dos Anéis e Harry Potter, e as produções americanas mais aguardadas como Guerra dos Mundos e Batmam Begins não atraíram o grande público”, diz o diretor da Filme B Paulo Sérgio de Almeida.

            Ao cair o público total de cinema, caiu também o número de espectadores para os filmes nacionais. Até agora os números mostram uma queda de 44% com relação ao mesmo período do ano anterior. O aguardado filme Meu Tio Matou um Cara do cineasta Jorge Furtado, não ultrapassou a marca de um milhão de espectadores. Já Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida foi um pouco além (um milhão e duzentos mil), número inferior ao filme da apresentadora do ano passado, (Xuxa Abracadabra), que fez um milhão e seiscentos mil especatores. “Somos a parte mais fraca e, portanto, mais sensível do mercado. É natural que uma crise nos atinja com mais força”, diz a produtora Paula Lavigne.

            Outro agravante, para os números em queda livre, é o mercado de DVDs piratas no Brasil. É muito comum encontrar filmes com ambulantes que ainda estão nas salas de exibição! Mesmo possuindo uma qualidade bem inferior, o espectador prefere ver o filme no conforto de sua casa a ter que se deslocar para um cinema e enfrentar filas, engarrafamentos e adolescentes, que fazem do cinema uma continuação de suas casas!

            Se até junho os filmes nacionais tinham vendido pouco mais de três milhões e seiscentos mil ingressos, na primeira semana de setembro esse número subiu para cinco milhões e oitocentos. Esse aumento se deveu ao sucesso do filme Os Dois Filhos de Francisco que já foi assistido por mais de dois milhões de especatores!

Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.