Essas e outras histórias, que dariam um belo roteiro cinematográfico, são contadas no mais novo trabalho da diretora Mercicleide Ramos (que tem pré-estréia marcada para o dia 27 de outubro no Buffet Sonho Doce) o vídeo O Olhar de Zezita que conta a história da atriz Zezita Matos, uma das mais importantes atrizes do Estado da Paraíba. “Pela sua história de vida, Zezita merecia essa homenagem, mas o vídeo não fala apenas da atriz fala também da mulher, da amiga, de irmã, da mãe, da avó e da educadora. Me espanta como não fizeram essa homenagem antes, a vida de Zezita daria vários e ótimos filmes”, diz a diretora.
Desde 2009 que Mercicleide vem pesquisando a história de Zezita e ela conta que se surpreendia a cada dia, a cada nova conversa com a atriz: “Foi muito difícil condensar uma vida inteira em 20 minutos de vídeo. A história de Zezita é muito rica, cheia de acontecimentos interessantes, mas o que mais me chama a atenção é sua preocupação com o próximo”, diz.
O vídeo documentário O Olhar de Zezita é o primeiro no estado realizado totalmente com recursos privados, sem concorrer em leis de incentivo. “Entre patrocinadores e apoios são quase de 20 empresas e instituições envolvidas que me proporcionaram realizar esse trabalho pagando toda a equipe e extinguindo de vez esse termo brodagem que com o passar do tempo foi adquirindo um sentido não muito legal”, confessa.
Patrocinam o documentário o Sonho Doce Recepções, a Faculdade Maurício de Nassau, o Tartaruga Burguer e o SEBRAE. Apóiam o vídeo os Projetos Cinema BR em Movimento e Paraíba Cine Senhor, o Curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Federal da Paraíba, a RPG Comunicação, a Pigmento Cinematográfico, a César Filmes, a Funjope, o Fecomércio, a Prefeitura Municipal de Pilar e o Núcleo de Produção Digital da UFPB. O projeto é uma realização da Empresa de Serviços Culturais (EMSERC) e do Grupo Castelo Audiovisual.
Zezita Matos já atuou de mais de 30 espetáculos teatrais em 50 anos de carreira. Participou também da telenovela global Vereda Tropical de autoria de Carlos Lombardi. No cinema participou de grandes sucessos de público e crítica como Cinema, Aspirinas e Urubus, O Céu de Suely e Olhos Azuis. Participou também de vários curtas metragens onde se destacam Alma, do paraibano André Moraes, e Azul do pernambucano Erik Laurenci.
O Olhar de Zezita fará sua estréia, aberta ao grande público, no tradicional Fest Aruanda que será realizado em dezembro no Hotel Tambau. “Agradeço a minha equipe pelo empenho e profissionalismo, são dois anos envolvida nesse projeto onde todos deram o melhor de si, tenho certeza que o documentário será um sucesso”, finaliza a diretora Mercicleide Ramos.
Equipe:
Direção: Mercicleide Ramos
Produção: Kátia Dumont
Direção de Fotografia: Lúcio César
Edição: Davi Abraão
Roteiro: Mercicleide Ramos, Kátia Dumont e Orlando Junior
Música: Bruno Alves
Finalização: Ely Marques
Assistente de Direção: Davi Abrãao
Still: Silmara Bráz
Assessoria de Imprensa: Marcelo Soares e Orlando Junior
Direção do Making Of: Marcelo Soares
Direção de Fotografia do Making Of: Megaron Xavier
Edição do Making Of: Bruno Alves
Estagiários: Michele Gracioso e Lucas